Confissões de Uma Viciada

quarta-feira, 23 de março de 2011

CINEMA: A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood)

"Pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar esses doces para a vovozinha..." quem nunca cantou isso quando era criança, não teve infância. A fábula da Chapeuzinho Vermelho ganhou uma versão para o cinema e no pior estilo possível. 

Minha animação com o trailer do filme foi a mesma com todo filme que considero foda e na hora "H" se revela uma porcaria. Estava empolgada e ansiosa. Me decepcionei e muito.

Um amor perigosamente proibido? Uma identidade secreta sobrenatural? Cenas filmadas de  longa distância de montanhas e topo de árvores? Isso é um trabalho para a diretora Catherine Hardwicke, que não fazia um filme desde o primeiro "Crepúsculo" em 2008. E mesmo não trabalhando mais com a saga conseguiu fazer uma cópia exata do filme vampiresco. Desde os segundos iniciais com a vista aérea das montanhas da cidade de Forks Daggerhorn.


Agora deixando Crepúsculo de lado, vamos falar de A Garota da Capa Vermelha?


Valerie, uma bela garota ligada a dois homens, está apaixonada pelo melancólico forasteiro Peter, porém seus pais a prometeram em casamento ao rico Henry. Inconformados com a situação, Valerie e Peter planejam fugir, até que tomam conhecimento de que a irmã mais velha de Valerie foi morta pelo lobisomem que vaga pela escura floresta que rodeia o vilarejo onde moram.
O enredo é simplesmente ridículo. Muito tempo é desperdiçado no estabelecimento do período (não sabemos qual é!) e o lugar (algo escandinavo).

Algo que gostei no começo e odiei enquanto assistia ao filme: a cor vermelha é apenas mostrada na capa da protagonista, logo, ocorrem muitas "mortes brutais" sem sangue algum. Seria o lobisomem um assassino profissional? Pelo menos os efeitos do lobo são bem feitos. 

As atuações conseguem ser piores do que qualquer série adolescente. Amanda Seyfried, como Valerie, é tão chatinha como em todos os seus filmes. Já era para ter evoluído um pouco na performance. Billy Burke é um bom ator, mas nem aqui conseguiu ter destaque. E agora, o maior choque de todos que merece parágrafo próprio, Gary Oldman.

Pobre Gary Oldman, foi reduzido a nada para desempenhar uma berrante caricatura de um padre. Ele se esforça para encaixar no que parece ser um globo de neve artificial que é o cenário, mas não consegue. Até agora não entendi como um ator desse calibre entrou para o elenco de um filme tão mediocre. 

É tudo visualmente tão mal feito e enganoso que revolta quem gosta de prestar atenção em meros detalhes.

Enfim, para você que curte um conto sobrenatural mal feito, sem suspense e parado, A Garota da Capa Vermelha é uma ótima pedida.

Elenco: Amanda Seyfried, Lukas Haas, Gary Oldman, Billy Burke, Virginia Madsen, Julie Christie, Michael Shanks, Shiloh Fernandez, Max Irons.
Direção: Catherine Hardwicke 
Gênero: Suspense
Nota: 4,5

Share This

Um comentário:

Carlos disse...

Estava ancioso para ver esse filme e ver o lobo. Mas depois de ler esse texto estou preocupado. E também depois de saber que a diretora do filme é a mesma que trouxe ao mundo o lixo Crepúsculo, só fico mais recentido de assistir.

Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates