Confissões de Uma Viciada

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CINEMA: Nosso Lar

Odeio ir ao cinema cheia de esperança para ver um filme. Ontem odiei mais do que tudo. Esperei por esse filme desde abril, quando vi o trailer durante a exibição de Chico Xavier, e também porque se trata de um dos meus livros favoritos.
  
E o mais engraçado é que parecia que eu estava recebendo sinais para não ver esse filme. Tentei assistir desde a estréia, mas sempre acontecia alguma coisa, como bater o meu carro a caminho do cinema. Mas ignorei todos os avisos e fui assistir mesmo assim. E como me arrependo. 

O filme é baseado no primeiro volume da série A Vida no Mundo Espiritual, escrita em 1944 por Chico Xavier e conta a história de André Luiz (Renato Prieto), médico que através de atos cometidos em vida é considerado um suicida após sua morte. Depois de ser resgatado, ele conhece a colônia Nosso Lar onde aprende que a morte em si é apenas o princípio de sua história. 

A história em si é boa, os efeitos são bons (se levar em consideração que é um filme nacional e que custou R$ 20 milhões), mas o que arruinou foram as atuações medíocres. Todos pareciam que não tiveram tempo de decorar o texto e estavam lendo enquanto gravavam. Colocaram atores desconhecidos que aparentavam não ter experiência nenhuma no ramo. Lamentável. Onde estava a direção num problema como esse? Pelo menos o resto ficou legal. Pensamento positivo.
O longa foi escrito e dirigido por Wagner de Assis que tenho que admitir, fez um bom trabalho transcrevendo o livro para o filme. Todas as cenas no umbral (espécie de purgatório para dor e sofrimento) foram exatamente como imaginava ao ler o livro. As imagens belas da colônia, acompanhadas pela trilha, ajudam o telespectador a se acalmar e não sair antes do filme acabar. 

Enfim, Nosso Lar foi fraco tanto para cinéfilos quanto para os espíritas e poderia ser muito melhor se os atores fossem completamente diferentes. Em outras palavras: DECEPÇÃO.

Elenco:  Renato Prieto, Fernando Alves Pinto, Rosanne Mulholland, Inez Viana, Rodrigo dos Santos, Werner Schünemann, Clemente Viscaíno, Othon Bastos, Ana Rosa, Paulo Goulart
Roteiro:  Wagner de Assis
Direção: Wagner de Assis
Gênero: Drama
Ano: 2010
Nota: 5.0


Share This

Um comentário:

Paulo Mendonça disse...

Também não gostei do filme. "Chico Xavier" e "As mães de Chico" são bem melhores. Os efeitos são respeitáveis, mas muito longe de um super produção hollywoodiana (acho que o cinema nacional devia se apegar mais a fotografia, direção e elenco do que a efeitos especiais, pois não temos recursos pra isso). As atuações são realmente medíocres (isso é comum em filmes do gênero). Apesar dos outros filme do Chico terem atores experientes, sempre tem um coadjuvante fraquinho.

Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates